Crianças de projeto social fazem visita guiada ao TRE Amapá
Programação contou com apresentação da EJE-AP, votação simulada na urna eletrônica e visita ao Museu da Memória
“A educação é a ferramenta mais poderosa para fazer esse processo de transformação”, disse o sociólogo do CRAS Pedrinhas, José Gemaque, durante a visita guiada do Projeto “Alegria de Sonhar” ao TRE Amapá. O projeto reúne 12 crianças e adolescentes, em idade entre 13 e 17 anos, que são assistidas pelo CRAS. Não faltou diversão, conhecimento e curiosidade durante a visita guiada às estruturas da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP), em que os pequeninos e pequeninas puderam conhecer um pouco mais sobre a história da Justiça Eleitoral e os projetos da EJE-AP, de forma lúdica e divertida.
A programação iniciou no auditório da EJE-AP, onde as crianças foram recebidas pelo coordenador, Rinaldo Farias, que apresentou o projeto de inclusão dos Povos Indígenas no Processo Eleitoral, o que despertou a curiosidade dos pequenos, além de um breve histórico das eleições. Conceitos de cidadania e democracia também foram trabalhados com as crianças, para que no futuro conheçam seus direitos e suas responsabilidades como integrantes da comunidade, sendo incentivadas a participar ativamente dela, expressando suas opiniões e contribuindo com a tomada de decisões que afetam suas vidas.
Na sequência, os eleitores do futuro puderam conhecer de perto a urna eletrônica e votar pela primeira vez, a experiência garantiu sorrisos e diversão aos pequenos
Já no Centro de Memória da Justiça Eleitoral, o grupo realizou um passeio pela história das urnas, conhecendo os modelos do equipamento, as urnas de lona e a história do TRE Amapá na promoção de eleições seguras e confiáveis, seus desafios e experiências.
A programação foi encerrada na Casa da Cidadania e a visita guiada foi acompanhada por alunos de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).