TRE Amapá participa do XIX Encontro Nacional do CODEJE
No maior evento das EJE’s, representantes do TRE-AP participaram de treinamentos contra a desinformação
Nos dias 15, 16 e 17 de março aconteceu o XIX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), em Recife, Pernambuco. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi representado no encontro pela Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) e Assessoria de Comunicação. Presentes o diretor da EJE-AP, juiz Paulo Madeira, o coordenador, Rinaldo Farias, e a chefe de seção de projetos, Zelina Pereira, além das assessoras de comunicação Roberta Lia Bezerra e Soraia Carvalho.
O encontro foi sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e reuniu diretores, dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJE’s) e assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.
“Essa experiência é fundamental, esse processo de discussão também, porque nós temos uma rede de Escola Judiciária Eleitoral, uma rede onde a gente democratiza as ações a oportuniza a todas a participar de todas as ações, a nível nacional, apresentando boas práticas que vem a ser copiadas, que vem a ser exercidas por outras escolas”, afirmou o coordenador da EJE-AP, Rinaldo Farias.
O maior evento das EJE’s, nesta edição, tratou temas como a violência política contra a mulher e a educação midiática como forma de combate à desinformação.
Com o tema "O Papel das Escolas Judiciárias Eleitorais no fomento à diversidade na política", o evento promoveu discussões para alinhar estratégias emitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir das características de cada Regional.
“Elaborar um trabalho direcionado a cidadania, ao exercício do voto, ao fortalecimento da democracia, de forma que todas as escolas, obedecendo as suas peculiaridades, trabalhem na mesma linha”, disse o coordenador da EJE-AP.
Combate à desinformação em foco
Durante o evento, assessores de comunicação dos Regionais realizaram treinamento de estratégias de comunicação institucional no combate às fake news e desinformação visando o pleito de 2024. Este é o segundo módulo do curso de treinamento promovido pela Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o primeiro módulo do treinamento contra a desinformação ocorreu em fevereiro, em Brasília, durante o Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ocasião, foram realizadas palestras sobre redes sociais, monitoramento de mídias e as ações de comunicação institucional voltadas ao combate às informações falsas.