TRE Amapá faz parceria para o descarte adequado de baterias
Mais 30 quilos de pilhas usadas são descartadas
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio do Núcleo Sócio Ambiental e a Assessoria de Planejamento do Tribunal, fez o descarte de 37 quilos de pilhas usadas. O material é proveniente do uso da própria instituição e da residência dos servidores.
O descarte é feito no Assaí Atacadista, parceiro do TRE Amapá na ação. As baterias são acumuladas e a cada seis meses levadas ao ponto de coleta que fica dentro do supermercado. De lá, uma empresa terceirizada especialista na coleta desse tipo de rejeito faz a destinação final.
“Essas parcerias que fazemos, não só com órgãos públicos, mas com a iniciativa privada é mais um recado que o TRE Amapá passa para a sociedade quanto a preocupação com as questões ambientais”, explica o assessor de planejamento do TRE Amapá, Patrick Guimarães.
A campanha interna no órgão é para que o material não seja depositado em lixeiros comuns, mas armazenados na Coordenadoria de Material e Patrimônio até ser levado para o ponto de descarte.
Pilhas e baterias usadas representam riscos à saúde e ao meio ambiente, esse tipo de material possui substancias químicas altamente toxicas, como o chumbo, por exemplo. Na natureza podem contaminar o lençol freático e o solo.
O ponto de coleta do Atacadista Assaí, parceiro do TRE Amapá, é aberto ao público no horário de funcionamento do supermercado, além do descarte de baterias e pilhas, também recebe lâmpadas usadas.