O Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral participa de reunião de corregedores no CCORELB
Como parte da programação do encontro, o corregedor-geral fez a entrega da Medalha Guerreira Maria ao vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Corregedor-Geral Eleitoral, Benedito Gonçalves, é presidente de honra do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). Ele participou nesta sexta-feira, 26, da reunião do 51° CCORELB.
Em seu pronunciamento, o ministro falou sobre o aprendizado recíproco que o encontro de corregedorias proporciona e trouxe a notícia de que a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) submeteu ao Tribunal Superior Eleitora, (TSE) uma série de atualizações de normas que tratam das atribuições das Corregedorias relativas a Resolução que data de 1965.
“Muita coisa já mudou em todos os cenários, administrativo, funcional, então merece uma reflexão, uma normatização”, disse.
E o ministro também anunciou que a CGE vai preparar uma cerimônia especial de outorga dos selos de boas práticas das corregedorias regionais. Ele informou que o evento deverá durar dois dias, com grupo de trabalho envolvendo inscritos e convidados do TSE e de outras entidades afins. O evento ainda não tem data agendada.
Como parte da programação do encontro, o corregedor-geral fez a entrega da Medalha Guerreira Maria ao vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), desembargador Luis Vitório Camolez, que foi presidente do Colégio de Corregedores no biênio 2021/2022.
Medalha Guerreira Maria
A honraria, criada em 8 de junho de 2018, foi proposta, na ocasião, pelo corregedor eleitoral da Bahia, desembargador Jatahy Júnior, durante o XLIII Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, realizado em Salvador. A medalha, de “Honra ao Mérito Eleitoral do Colégio de Corregedores Regionais Eleitorais do Brasil”, homenageia uma das líderes da Independência da Bahia, Maria Felipa de Oliveira.