Corregedores eleitorais de todo o país se reúnem no último dia do CCORELB
O propósito do evento é discutir ideias e inovações para a atuação das Corregedorias Eleitorais do Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) pela primeira vez sedia o Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). Nos primeiros dois dias de trabalho, representantes das corregedorias dos TRE’s de todo o país debateram e fizeram exposições sobre as boas práticas jurisdicionais implantadas em seus regionais.
No último dia de encontro é a vez dos corregedores discutirem as ideias e inovações no âmbito das corregedorias. O Corregedor-Geral Eleitoral, Ministro Benedito Gonçalves, acompanhou os debates e as exposições.
Como parte da programação foram apresentadas palestras, dentre elas a exibição do Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Julio Valente, sobre a Cibersegurança na Justiça Eleitoral. O secretário falou do aumento no número de ataques de hackers a instituições públicas e privadas, e expôs a Estratégia Nacional de Cibersegurança como forma de combater o aumento do número de ataques cibernéticos à Justiça Eleitoral.
“Esse é um problema de conscientização, sensibilização de pessoas, trata-se de um problema muito mais de instituição do que de TI (Tecnologia da Informação)”, enfatizou o palestrante.
O 51° Encontro do Colégio de Corregedores do Brasil encerrou com a assinatura da Carta de Macapá. O TRE do Rio de Janeiro deverá receber a edição 52° do Encontro do CCORELB em outubro.