TRE Amapá alcança pontuação máxima na Acessibilidade no Prêmio CNJ de Qualidade
Pelo segundo ano o Tribunal alcança 100% dos pontos nessa pauta
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) está entre os três Tribunais brasileiros que alcançaram 100% da pontuação no quesito Acessibilidade do Prêmio CNJ de Qualidade. A premiação é um estímulo para que Tribunais em todo o país busquem a excelência na gestão, planejamento e prestação jurisdicional. A acessibilidade, um dos pontos avaliados, está inserido no eixo Governança no sistema de avaliação.
O TRE Amapá, preocupado com o acesso de todos os cidadãos e cidadãs a Justiça Eleitoral, dispõem de recursos como janelas de Libras e legendas em todos os vídeos nas redes sociais, e nas sessões eleitorais, transmitidas pelo Canal oficial do TRE-AP no YouTube, além da sede totalmente adaptada para pessoas com deficiência. Elevadores com sinais sonoros, rampas de acesso, vagas exclusivas para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, banheiros adaptados, piso tátil nas calçadas e corredores do prédio estão entre as conformações.
“A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-AP tem a preocupação constante em promover campanhas e eventos voltados para a promoção da inclusão e respeito aos Direitos da pessoa com deficiência, a exemplo do Fórum Permanente sobre Acessibilidade e Inclusão, que trouxe para discussão pública a causa Autista”, relembra o secretário executivo da Comissão, Militão Pereira.
Em 2022, o TRE Amapá também alcançou pontuação máxima em Acessibilidade, ficando entre os 10 melhores Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, conquistando a premiação Ouro no Prêmio CNJ de qualidade.
“A intenção é sempre avançar na prestação de serviço à população e isso passa pela inclusão, uma pauta extremamente importante para o nosso tribunal”, conclui o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages.