Primeira Ação Itinerante da Nova Gestão do TRE amapá
Na programação estão previstos atendimentos nas aldeias da região
A ação itinerante no município de Oiapoque, distante cerca de 600 km da capital Macapá, é realizada em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho - 8° Região (TRT- 8). O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) levou para o extremo norte do estado os serviços de alistamento eleitoral, revisão, regularização de título de eleitor, além de treinamento de eleitores e a exposição “Oiapoque, aqui começa o Brasil e a Democracia”.
O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, explica que o trabalho em conjunto com outros órgãos é uma maneira de aproximar a Justiça Eleitoral da população que vive em regiões de difícil acesso, como as áreas indígenas.
“Além do alistamento de eleitores e outros serviços da Justiça Eleitoral, nessa ação itinerante, por exemplo, vamos poder levar para as aldeias Kumarumã e Kuahí o treinamento de eleitores e com o diferencial de ser uma urna totalmente personalizada com a língua falada pelos povos originários, uma demonstração de respeito e inclusão do TRE Amapá”, disse o desembargador João Lages.
As equipes do TRE-AP permanecem no município de Oiapoque até dia 07 de julho. Na programação, além dos atendimentos aos indígenas e aos moradores de Oiapoque, está prevista a realização de sessão plenária itinerante. Em pauta, 5 prestações de contas e 1 registro de candidatura referente às Eleições de 2022.