TRE Amapá fecha parceria para mais uma ação itinerante voltada para os povos originários
Dessa vez, os indígenas de Serra do Navio serão atendidos
A Diretoria-Geral e a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE-AP) do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEED) para tratar sobre a parceria para levar o projeto Cidadania Indígena até a Aldeia Aramirã, localizada no município de Serra do Navio, a cerca de 200 quilômetros da capital Macapá.
O projeto piloto foi no município de Oiapoque durante a ação itinerante Jornada Cidadã no final do mês de junho. A ação consiste no treinamento de eleitores indígenas utilizando a urna eletrônica personalizada na língua do falada pela etnia. A adaptação também abrange os personagens que fazem parte da eleição simulada. Para melhorar a identificação com os povos originários, os candidatos e partidos são representados por animais e plantas da fauna e flora amazônica. Além do treinamento de eleitores, o projeto vai levar e enquete “Valorize seu voto”, igualmente adaptada.
A ação na aldeia Aramirã está prevista para os dias 17 e 18 de agosto. No município de Serra do Navio, segundo o último cadastro eleitoral, existem 451 eleitores indígenas.
As ações itinerantes fazem parte do Plano de Gestão para o biênio 2023/2024. O presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages, reforça a importância de levar a Justiça Eleitoral para as regiões mais distantes do estado e do trabalho desenvolvido junto aos povos originários do Amapá.
“A preparação do eleitor indígena para o próximo pleito é muito importante para a Justiça Eleitoral do Amapá. Com o projeto Cidadania Indígena que tem o diferencial de poder fazer isso respeitando a cultura e a identidade dos povos originários temos certeza que os resultados serão ainda melhores para a celeridade do pleito e para a democracia”, destacou Lages.