TRE Amapá realiza doação de cobertores e roupas para o Centro Pop, que acolhe pessoas em situação de rua
A iniciativa surgiu após atendimento eleitoral para assistidos do centro
Nesta quarta-feira, 20, a Corregedoria Eleitoral realizou a doação de cobertores, mantas e roupas para o Centro Pop, que atende pessoas em situação de rua. Participaram da entrega, o Corregedor Eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, a coordenadora da Corregedoria, Elinete Freitas, o Secretário de Assistência Social de Macapá, Nildo Nunes, a Diretora de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Iraci Almeida, e a coordenadora do Centro Pop, Maria Guerreiro.
A iniciativa surgiu após o contato com os gestores do Centro, no final do mês de setembro de 2023, durante uma ação do projeto “Título eleitoral: População em situação de rua em Macapá”. A ideia resultou na campanha “Cobertor do Bem”, que com o apoio da Associação dos Servidores do TRE-AP (ASTREAP) arrecadou as mantas e cobertores para a doação ao centro e seus assistidos.
“Quando fizemos a visita ao Centro Pop, constatamos, durante conversa com o secretário, que existiam muitas demandas que a Justiça Eleitoral em ação social pudesse auxiliar. Então, houve uma mobilização dentro do Tribunal, em que servidores, por meio da ASTREAP, e magistrados contribuíram e isso fez com que conseguíssemos comprar e arrecadar os cobertores para que fossem entregues hoje”, explica o Corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carmo Antônio de Souza, que ressalta também o foco em ações afirmativas, que contemplam as pessoas em vulnerabilidade social, pelo Poder Judiciário.
Além disso, mais de 80 camisas masculinas foram doadas para o centro, para que sejam encaminhadas às pessoas em situação de rua. As roupas são novas e em perfeito estado de uso. O material doado é resultado da assinatura, no início do mês de novembro, de um termo de cooperação entre o TRE Amapá e a Receita Federal. As roupas são provenientes de apreensões realizadas pela Receita no estado.
“Estamos recebendo esses cobertores e roupas em uma ação que é de muita importância para as pessoas em situação de rua, especialmente no fim de ano e com a aproximação do período chuvoso”, afirma o secretário de Assistência Social de Macapá, Nildo Nunes.
CENTRO POP
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) funciona no bairro Perpétuo Socorro. No local, são atendidos diariamente pessoas sem residência e que vivem nas ruas da capital. O Centro Pop oferece estrutura para higiene pessoal, alimentação básica e armários para que os assistidos guardem seus pertences.