CONQUISTA INÉDITA: TRE Amapá é Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade
Na premiação que avalia os eixos de governança, dados e tecnologia, produtividade e transparência, o regional amapaense se destaca como o segundo melhor tribunal do país
“Toda a equipe do TRE Amapá se empenhou na prestação do melhor serviço jurisdicional para alcançarmos esse importante reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça”, disse o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, ao receber a categoria Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2023 durante o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário.
Em nove meses de atuação, a nova gestão do TRE Amapá encerrou o primeiro ano do biênio 2023-2025, com a conquista inédita para a Justiça Eleitoral Amapaense, que já havia alcançado o Ouro em 2022. Com a pontuação de 97,5%, o Tribunal alcançou mais uma importante colocação, como o segundo melhor tribunal do país entre todas as categorias participantes.
A conquista é resultado do planejamento que envolveu todos os setores do Tribunal, no intuito de atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As métricas envolvem desde a celeridade no julgamento de processos, governança, tecnologia, até a adoção de práticas sustentáveis para a rotina de trabalho da instituição.
Os esforços do TRE-AP, que após a categoria Ouro no prêmio CNJ de 2022, ficando entre os dez melhores Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, chega à categoria máxima do prêmio, foram calcados no alcance de 100% da pontuação em categorias como acessibilidade, sustentabilidade, governança, dados e tecnologia.
“Essa é a certificação de que estamos no caminho certo para atender com excelência e compromisso a população”, completou o presidente do TRE Amapá, desembargador João Lages.
Prêmio CNJ de Qualidade
Implementado em 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça, o Prêmio CNJ de Qualidade utiliza a metodologia que avalia as políticas judiciárias, eficiência, gestão e organização de dados. Divididos nos segmentos de justiça, os tribunais podem ser classificados nas categorias ‘Diamante’, ‘Ouro’ e ‘Prata’ e, o Tribunal com mais destaque da lista é premiado com o ‘Prêmio Excelência’.
A premiação é anual, realizada durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a presença dos presidentes dos tribunais, que também são responsáveis por discutir metas nacionais e específicas para o ano seguinte.
O Prêmio visa estimular os tribunais brasileiros na busca pela excelência na gestão e planejamento. A categoria Diamante é concedida a cinco tribunais dos segmentos da Justiça Estadual, Trabalhista e Eleitoral. O TRE Amapá além de estar entre os cinco da categoria, é o segundo melhor tribunal do país.