TRE-AP e MPE se reúnem para tratar sobre eleição do Conselho Tutelar
As eleições serão em outubro

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) se reuniu com o Ministério Público Estadual (MPE-AP)) para tratar sobre as atribuições de cada instituição no Processo de Escolha Unificado de Conselheiros (as) Tutelares do município de Macapá e Santana, os dois maiores colégios eleitorais do estado.
No encontro, foi apresentada a nova titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá, promotora de justiça Fábia Regina Martins, que passará a acompanhar o Processo de Escolha Unificado, no âmbito no MP-AP, na Comarca de Macapá.
Durante a reunião, o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Amapá, Emanoel Flexa, e o Coordenador de Soluções Corporativas, Helder Andrade, apresentaram informações acerca da reunião virtual realizada com os representantes de todos os municípios do estado, detalhando as questões discutidas e os procedimentos seguidos para a realização do pleito, como a entrega dos cadernos de votação, suporte remoto aos técnicos de urna e aos representantes do conselho, entrega e devolução das urnas entre outras questões.
Processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares 2023
O TRE Amapá atua no fornecimento de urnas eletrônicas para o processo, prestando apoio às Comissões Especiais, que são encarregadas do pleito, como o empréstimo, preparação das urnas e treinamento dos mesários que irão compor as mesas receptoras dos votos. No pleito, o TRE Amapá irá empregar 690 urnas eletrônicas. No ano de 2019, 318 urnas foram utilizadas, sendo um aumento de 372 equipamentos.
As eleições, apuração e totalização dos votos para a definição dos conselheiros (as) tutelares é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O pleito é fiscalizado pelo Ministério Público, de acordo com o artigo 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.
A votação para a escolha dos conselheiros (as) tutelares acontece no dia 1 de outubro, reunindo mais de 300 candidatos em todo o Amapá.