Projeto Cidadania e Inclusão Waiãpi
O TRE Amapá vai levar o treinamento de eleitores, além de alistamento eleitoral, revisão e regularização de título

A 11ª Zona Eleitoral promove, nos dias 17 e 18 de agosto, o Projeto Cidadania e Inclusão Waiãpi. A ação acontece na aldeia Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari, com o propósito de promover o atendimento multidisciplinar voltado ao Povo Indígena Waiãpi.
O projeto reúne serviços da Justiça Eleitoral, além de atendimentos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Cartório Civil, Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) e Prefeitura de Pedra Branca do Amapari.
A 11ª Zona eleitoral, que atende os municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, após reunião avaliativa das eleições de 2022 entre os servidores, percebeu dificuldade dos eleitores indígenas em manusear a urna eletrônica, o que resultou em demora no tempo de votação. A partir da observação, propôs a realização de ação com o objetivo de aproximar o eleitorado indígena da Justiça Eleitoral.
A parceria com outros órgãos é uma maneira de garantir o acesso dos povos originários à cidadania por meio da documentação básica e outros serviços públicos essenciais.
O TRE Amapá vai levar o treinamento de eleitores, além de alistamento eleitoral, revisão e regularização de título.
Povo Waiãpi
A organização social Waiãpi é formada por grupos familiares que se distribuem em mais de uma aldeia. Atualmente, existem duas seções eleitorais em funcionamento na Terra Waiãpi: a seção 0026, com 227 eleitores, e a seção 0032, com 228 eleitores indígenas.