Presidente do TRE Amapá participa do 82° Coptrel em Vitória (ES)
As boas práticas de funcionamento da Justiça Eleitoral brasileira são discutidas em três dias de evento

Na noite de quinta-feira, 17, ocorreu a cerimônia oficial de abertura do 82° Encontro do Colégio dos Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) em Vitória, Espírito Santo. Na manhã do segundo dia do evento, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais se reuniram.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador João Lages, apresentou, durante a reunião, as iniciativas implementadas pelo tribunal em prol das comunidades indígenas que vivem no estado. Ele compartilhou detalhes sobre os projetos direcionados aos povos originários, destacando os esforços em aprimorar a eficácia e compreensão durante os treinamentos voltados para os eleitores indígenas.
A exposição pontuou os projetos desenvolvidos para atender os povos originários, destacando os esforços para melhorar o alcance e entendimento durante os treinamentos de eleitores nas aldeias.
Desembargador João Lages enfatizou os resultados positivos obtidos a partir da utilização das urnas eletrônicas personalizadas com a língua nativa dos indígenas do extremo norte do Amapá. Essa abordagem foi adotada em uma ação itinerante realizada no mês de junho.
“A inclusão dos cidadãos indígenas no processo eleitoral tem sido uma das maiores preocupações e lutas da Justiça Eleitoral amapaense. Os Projetos dentro do eixo da Cidadania Indígena do Amapá iniciaram a partir da observação de servidores que trabalharam em eleições passadas sobre o comportamento dos eleitores indígenas, principalmente no uso dos equipamentos, o tempo de votação e abstenção no dia do pleito. Esperamos avançar na inclusão das minorias no processo eleitoral”, disse o presidente.
A programação segue até sábado, 19, com a leitura da Carta de Vitoria. A participação do presidente do TRE Amapá fará parte do documento que reúne as propostas e compromissos firmados durante o evento.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que é também presidente do TRE baiano.