Preparativos para Eleição do Conselho Tutelar é tema de reunião virtual realizada no TRE Amapá
Entrega e devolução das urnas, entrega dos cadernos de votação estão dentre os assuntos tratados

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Coordenadoria de Soluções Corporativas (CSC), realizou a reunião de alinhamento com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Por videoconferência, servidores da Justiça Eleitoral amapaense e representantes do CMDCA alinharam os procedimentos seguidos nas próximas semanas para a realização do pleito, como a entrega dos cadernos de votação, suporte remoto aos técnicos de urna e aos representantes do conselho, entrega e devolução das urnas e outros pontos livres para a discussão.
O encontro busca alinhar e esclarecer a participação do TRE Amapá no Processo de Escolha Unificado de Conselheiros (as) Tutelares. Cabe ao Tribunal amapaense fornecer e preparar as urnas eletrônicas utilizadas no processo, além de realizar treinamento dos mesários que irão compor as mesas receptoras de votos. Segundo o Coordenador de Soluções Corporativas do TRE Amapá, Helder Andrade, a reunião foi parte da etapa final de planejamento da eleição que já se aproxima, em outubro, reunindo os preparativos de dados dos eleitores para inserir nas urnas e de preparação do material para o treinamento dos técnicos de urna.
“Integrou a pauta da reunião as datas importantes e as atividades contidas que todos precisam dar atenção total, como as informações sobre a entrega e devolução das urnas, entrega dos cadernos de votação, além das informações sobre o suporte técnico que o TRE vai prover no dia da eleição”, disse.
De acordo com o planejamento para o ano de 2023 do Processo de Escolha de Membros do Conselho Tutelar, no mês de agosto acontecem os procedimentos de envio dos dados sobres os locais e seções de votação, com distribuição de eleitores e urnas para a eleição, o treinamento dos coordenadores e a preparação das eleições no software de eleição parametrizada, dentre outros disponíveis no plano.
Representaram o TRE Amapá na reunião, o Secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa, o Coordenador de Soluções Corporativas, Helder Andrade, e a Chefe da Seção de Gestão de Sistemas Eleitorais e Urnas Eletrônicas, Soraya Sousa.
Processo de Escolha Unificado de Conselheiros Tutelares 2023
As eleições para a escolha dos conselheiros (as) tutelares acontecem no dia 1 de outubro, reunindo mais de 300 candidatos em todo o Amapá. No pleito, o TRE Amapá irá empregar 690 urnas eletrônicas. No ano de 2019, 318 urnas foram utilizadas, sendo um aumento de 372 equipamentos.