Escola Judiciária Eleitoral do Amapá completa 20 anos de existência
Um livro virtual marca as duas décadas de trabalho da EJE-AP

No ano 2000, a recém-estabelecida Justiça Eleitoral do Amapá evidenciava a urgência de uma entidade dedicada à formação, treinamento e aprimoramento de juízes, funcionários e outros profissionais que atuavam na área eleitoral. Em resposta, três anos mais tarde, em 28 de agosto de 2003, durante a 15° Sessão Administrativa Extraordinária da Corte Eleitoral, a Escola Judiciária Eleitoral do Amapá foi instituída, através da Resolução TRE-AP n°2018/2003, tendo a seguinte formação: como diretor, o desembargador Honildo de Amaral de Melo Castro, vice-diretor, Dr. Paulo Alberto dos Santos, coordenador, Dr. Rui Guilherme Vasconcellos Souza Filho, e Maria Eliane de Souza Oliveira como secretária.
Em duas décadas de atuação passaram pela EJE-AP 14 presidentes, cada um deles deixando sua contribuição para o crescimento e progresso da Escola, que ao longo dos anos acumulou vasta experiência em oferecer programas de formação e treinamentos de alta qualidade.
A EJE-AP é a responsável pelo Programa de Estágio Remunerado da Justiça Eleitoral que proporciona a estudantes do ensino médio e superior a oportunidade de complementar o aprendizado por meio do trabalho nos diversos setores do Tribunal. Também cabe a escola a coordenação do treinamento de mesários a cada pleito, uma operação que envolve grande logística e dedicação. São milhares de pessoas recrutadas e capacitadas para atuar nas eleições.
Em sua atuação junto ao eleitorado, em 2023 é destaque o treinamento de eleitores indígenas utilizando urnas eletrônicas personalizadas na linguagem dos povos originais do Amapá. Isso foi possível graças ao trabalho junto ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), que por meio de estudos de docentes e acadêmicos traduziu para a língua Waiãpi as informações contidas no equipamento.
A jornada de 20 anos da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá foi registrada em um livro, lançado na 18° Sessão Administrativa do TRE Amapá, nesta segunda-feira, 28. A publicação virtual está disponível no site do Tribunal, com registros fotográficos, todos os projetos e curiosidades sobre a EJE-AP.