Programa Eleitor do Futuro é objeto de doutorado defendido em Portugal
A Justiça Eleitoral do Amapá parabeniza a juíza Elayne Cantuária, pela brilhante defesa de sua tese de Doutorado na Universidade de Lisboa, em Portugal
Em sua pesquisa, a magistrada que pertenceu a corte do TRE-AP no biênio de 2013/2015, tratou de parcerias, alianças do judiciário com a comunidade e órgãos públicos. Com o tema: ‘Gestão Pública Participativa e o Impacto dos Projetos de Cidadania como uma das soluções para a crise do Judiciário Brasileiro’, apontando como objeto de estudo o programa ‘Eleitor Do Futuro’, ela foi aprovada com louvor e conquistou o título de Doutorado em Ciências Jurídico-Politicas.
“O hoje programa “Eleitor do Futuro” é um exemplo grandioso de parceria e cooperação interinstitucional entre a justiça eleitoral e a sociedade, atua na formação dos jovens visando o aprimoramento permanente do conceito de democracia, promovendo a educação permanente e a formação de cidadãos mais consciente de sua importância na construção de uma sociedade mais livre e democrática, ao mesmo tempo, solidifica a escolha consciente do parlamentar e governante que mais possa trabalhar em prol da coletividade”, por isso decidi estudar e quantificar o Programa na minha pesquisa. Fico extremamente honrada de levar meu país e o Amapá para a Europa, para a academia” destacou a magistrada.
Em sua passagem pelo TRE-AP, a juíza Elayne Cantuária também foi titular das zonas de Macapá, Santana, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari. Foi diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AP), onde conduziu muitas ações de sua equipe na capacitação e treinamento de magistrados e servidores eleitorais. Além disso, foi incansável na execução do Programa Eleitor do Futuro, voltado para crianças e jovens estudantes, que visa formar cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática.