TRE Amapá percorre mais de 221 km para realizar teste de transmissão na seção de Sucuriju, no Amapá
Equipe enfrenta uma viagem de 8h por via terrestre e marítima
A Justiça Eleitoral em uma ação coordenada pelo gabinete da presidência do TRE-AP viajou por mais de 221 km para efetuar os testes de transmissão e checagem do ambiente de votação no distrito da Vila do Sucuriju, no município do Amapá. O sinal foi transmitido com sucesso e a sessão está pronta para receber o pleito no dia 2 de outubro.
Os testes são realizados através de uma infovia criptografada sem conexão com a internet. “Fator que garante que não haja interferências externas. Totalmente seguro, garantindo a idoneidade do processo eletrônico”, é o que confirma Diogo Costa, assessor institucional da presidência do TRE-AP e responsável pela operação itinerante.
Aproximadamente 320 eleitores votam na seção da Vila do Sucuriju, uma das únicas comunidades litorâneas do Amapá. Não há acesso por vias asfaltadas, foram necessárias 4 horas de viagem por estrada de terra e mais 4 horas de viagem marítima em uma lancha para chegar ao local.
A eleitora Telma Tavares, de 60 anos, mora no município do Amapá e vota no distrito de Sucuriju, ela vê os esforços da justiça eleitoral com muita emoção. “Morei na comunidade desde criança, vim embora de lá pois perdi meu marido, mas nossa história continua naquele lugar e sinto que é muito importante votar, Sucuriju é muito importante pra mim”, contou a eleitora.
A localização geográfica do distrito do Suciriju chama a atenção pela influência do Oceano Atlântico, rodeado pela água salgada, a comunidade vive principalmente da atividade pesqueira para a subsistência e do reservatório das águas de chuvas para o tratamento e consumo. O cartório da primeira zona localizado no município do Amapá que compreende também os municípios de Pracuúba e Calçoene é muito requisitado para a emissão de certidão de ocupação, o que garante o exercício da cidadania às comunidades da região e o cadastro em programas sociais, sobretudo na área da pesca - principal atividade econômica da região.