Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza reunião híbrida com empresa fiscalizadora
Reunião tratou atividades e logística para fiscalização no dia 2 de outubro
A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) reúne nesta sexta-feira, 23, com a empresa contratada para a realização de auditoria externa das atividades desenvolvidas pela CAVE. Participam do encontro, auditores e membros da Comissão com o propósito de alinhar os protocolos para a fiscalização que ocorrerá no dia da eleição nas urnas escolhidas ou sorteadas. Todo o procedimento de auditoria será filmado e transmitido pelo Canal do TRE-AP no Youtube.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contrata empresa e destaca auditores para o regional, a fim de acompanhar e auditar o trabalho da comissão de auditoria. O teste de integridade será realizado no auditório da Escola Judiciária Eleitoral, no dia da eleição – 2 de outubro, a partir das 7h, aberto ao público, entidades fiscalizadores, órgãos públicos e membros de partidos políticos.
“Nessa reunião organizamos a logística para o transporte das urnas na véspera da eleição, vamos sortear as seções eleitorais que serão auditadas. Existem dois testes que estão sob nossa presidência, o teste de integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais e assim vamos fiscalizar e auditar, para checar e assegurar que a urna é integra na capitação e totalização dos votos”, explica a Juíza Gelcinete da Rocha Lopes, presidente da comissão.
Sobre a comissão
A Comissão de Auditoria do Votação Eletrônica (CAVE) tem o propósito de demonstrar de maneira objetiva que o funcionamento da urna eletrônica é correto, seguro e auditável, comprovando que o voto registrado pelo equipamento corresponde aquele inserido pelo eleitor. Essa auditoria é realizada desde 2002 e esse ano terá ampliada a amostragem de urnas auditadas, passando de 3 para 23 equipamentos.