Cartórios Eleitorais produzem vídeos para mostrar ao eleitor como funciona o Caderno de Documentos Oficiais
Instrumento reúne a zerésima, boletins de urna, boletins de justificativa e os boletins de identificação dos mesários, além da mídia de resultados
Servidores da Justiça Eleitoral produzem vídeos interativos para divulgar as funções do Caderno de Documentos oficiais, com destaque para a servidora do TRE de Minas Gerais, Lívia Zanatelli, autora do vídeo publicado nas redes sociais do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O instrumento é utilizado para armazenar de maneira organizada e funcional todos os documentos que fazem parte de uma seção eleitoral. Nele estão reunidos a zerésima, os boletins de urna, os boletins de justificativa e os boletins de identificação dos mesários, assim como a mídia de resultados, extraída da urna eletrônica e a ata da seção, o documento que registra todos os acontecimentos da seção eleitoral no dia da eleição.
Os mesários são familiarizados com esse instrumento, mas a Justiça Eleitoral, por iniciativa de alguns cartórios eleitorais do Brasil preparou vídeos que mostram como esses documentos são armazenados e a função de cada item que o compõem. A intenção é tornar acessível a informação para todos, assim ampliando o conhecimento público sobre os protocolos e atos oficiais eleitorais.
Neste ano, devido a auditoria que o Tribunal de Contas da União (TCU) fará após o primeiro turno das eleições, o Caderno de Documentos Oficiais ganha um envelope a mais para armazenar uma terceira via do boletem de urna, devidamente autenticada com a assinatura de todos os integrantes da seção.