Eleitor do Futuro: ao encontro dos jovens
Balanço de atividades do projeto mostra alcance superior a 800 jovens no mês de março
No mês de março o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola do Judiciário Eleitoral (EJE) alcançou mais de 800 estudantes em ações educativas. Em Santana no dia 11/03, no Centro de Ensino Madre Tereza, com O Projeto: Jovem agora é sua vez, bora votar? 578 alunos participaram da eleição simulada para escolha de representante de turma, pela sexta vez a instituição de ensino é parceira do projeto com mais de 2 mil crianças e jovens atendidos.
Esse projeto é uma iniciativa relacionada ao “Eleitor do Futuro”, que tem como foco estimular os jovens a requererem seu Título Eleitoral e exercer a cidadania.
Nesta ação são realizadas palestra sobre a origem e a importância da cidadania, participação política e representatividade. Ainda, é apresentado um tutorial de como requerer seu Título de Eleitor pelo celular de forma rápida e prática. Desta forma é vislumbrada a possibilidade de aumentar o contingente de eleitores jovens, diminuir o número de pessoas nas filas dos cartórios Eleitorais no final do prazo do alistamento.
Outra escola que participou do projeto Eleitor do Futuro foi o colégio Equipe no dia 18/03, com cerca de 300 alunos envolvidos nas eleições simuladas, a frente de cada fase do processo eleitoral, desde a campanha dos candidatos a representantes de turma ao auxílio dos eleitores atuando como mesários.
Esta ação irá se estender em outras instituições educacionais públicas e privadas de forma a demonstrar a comunidade estudantil as facilidades proporcionadas pela Justiça Eleitoral no ato de requerer um documento tão importante que permite ao jovem decidir sobre seu futuro.