TRE Amapá inaugura hortas na escola Maestro Miguel como a primeira ação do projeto de sustentabilidade
Canteiros são compostos por hortaliças que irão complementar a merenda escolar
Olhares curiosos, risadas e mãozinhas cheias de terra: dessa forma o TRE Amapá foi recebido pelos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maestro Miguel. Na inauguração da horta, as crianças não escondiam a felicidade em fazer parte do projeto “Cidadania e Sustentabilidade: desafios da Agenda 2030”, idealizado pela Comissão de Sustentabilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O presidente do TRE-AP, des. Gilberto Pinheiro, participou da solenidade junto com Secretário Municipal de Educação de Macapá, Rodrigo Gomes, o colaborador das ações do Tribunal, Cláudio Mendes, e a diretora da escola, Cristina Mota.
A escola Maestro Miguel é a primeira a receber o projeto e já mostrou que cultivar, plantar e colher couve, cebolinha, pepino, chicória e outras verduras vai contribuir para o aprendizado das crianças. Localizada no bairro Perpétuo Socorro, zona leste da capital, a instituição atende mais de mil alunos da educação infantil ao ensino de jovens e adultos.
“A gente está ensinando a criança a plantar, a ter consciência ambiental. No próximo mês iremos comemorar o Dia do Meio Ambiente e nada melhor que uma criança saber plantar, saber cuidar do meio ambiente”, pontuou o presidente do Tribunal, desembargador Gilberto Pinheiro.
A diretora da escola, Cristina Mota, lembrou da importância das verduras para o enriquecimento nutricional da merenda escolar e ressaltou a atenção do Tribunal para questões ambientais. Para Cristina, as crianças são o futuro do país e o contato com as plantas despertará a consciência ambiental.
“Essa semente que foi plantada vai frutificar e daqui nós tiraremos, em um breve espaço de tempo, o complemento para a alimentação das crianças”, reconheceu a diretora.
Mostrando que pequenas ações podem mudar o mundo, o projeto “Cidadania a e Sustentabilidade: desafios da Agenda 2030” foi criado para levar sustentabilidade para escolas da capital e interior do estado. Em conformidade com a Agenda 2030, um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, com o objetivo de erradicar a pobreza no mundo, a produção de alimentos sustentáveis se enquadra nas ações do instrumento.
O caminho até a inauguração passou por diversas etapas, como visitas técnicas à escola e instruções sobre o plantio das hortaliças. O projeto desenvolvido pelo TRE Amapá busca alcançar 16 escolas do estado.