Alunos do Senac Amapá participam de diplomação do Programa Eleitor do Futuro
Jovens do Programa de Aprendizagem Comercial participaram de todo o processo eleitoral para a escolha dos representantes de turma
A diplomação encerra a participação dos alunos do programa Jovem Aprendiz do Senac Amapá no Eleitor do Futuro, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE).
Pela manhã 16 aprendizes e a tarde 12 alunos receberam o diploma e fizeram o juramento dos recém-empossados. Participaram da cerimônia o diretor da EJE, juiz Augusto Leite e o coordenador da Escola do Judiciário, Rinaldo Farias, o diretor regional do Senac Amapá, José Iguarassu, e representantes das empresas parceiras do projeto de aprendizagem.
Para a coordenadora do programa Jovem Aprendiz, Samírames Oliveira, a iniciativa voltada às eleições fortalece a cidadania dos jovens.
“Mais do que representar os outros, é preciso que esse aprendiz assuma uma postura consciente de um líder e, principalmente, exercer a sua cidadania”, afirma a coordenadora.
A solenidade de diplomação é a culminância da ação da EJE no alistamento jovem, que levou para dentro do Senac palestras sobre a cidadania ativa, além de tutorial sobre como tirar o título pela internet e treinamento de mesários para o uso da urna eletrônica.
Implantado em Macapá em 2003, o programa Eleitor do Futuro se estendeu por todo o Amapá em 2007, promovendo a educação política de crianças e adolescentes. No ano de 2022, o programa alcançou escolas da rede pública e privada de ensino, reforçando a importância da cidadania por meio do voto consciente e auxiliando no alistamento eleitoral, com instruções do uso do site.