Presidente do TRE-AP participa do IV Simpósio de Inteligência no Exército
Emprego das forças armadas no pleito eleitoral é a temática abordada pelo evento que reúne diversos órgãos de segurança pública
Na manhã desta quinta-feira, 28, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, participou do IV Simpósio de Inteligência, realizado pelo Exército Brasileiro, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, evento que abordou o 'Trabalho interagências no Pleito Eleitoral de 2022’. Reunindo diversas frentes de atuação da segurança pública, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, o propósito é ampliar a interação ente os sistemas de inteligência para reforçar o canal técnico dos envolvidos e compartilhar informações a fim de garantir o pleito eleitoral de 2022 seguro, com a proteção dos locais de votação e acesso livre de eleitores, além de ofertar apoio logístico efetivo.
Iniciando o simpósio, desembargador Gilberto Pinheiro palestrou sobre 'o pleito eleitoral de 2022 e a participação integrada das Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança pública na garantia da votação e apuração no estado do Amapá'. À frente do Tribunal, o presidente destacou a comemoração dos 30 anos de Justiça Eleitoral no Amapá, em que oferta eleições seguras e rápidas.
"A Justiça Eleitoral garante a democracia neste país", destacou.
Em sua apresentação, o desembargador citou os principais desafios do pleito na Amazônia, destacando o papel das forças armadas na aldeia Kumenê, localizada no Oiapoque, que possui 896 eleitores com 3 seções eleitorais, na Aldeia Kumarumã, composta por 1.095 eleitores e 4 seções e Vila Brasil, com 207 eleitores e 2 seções. Nesses locais, o Exército atua com apoio logístico, com transporte de mesários, colaboradores, urnas e diversos materiais necessários à execução da votação, além de proporcionar a segurança dos eleitores e terras indígenas.
"A reunião das autoridades das Forças Armadas neste Simpósio é essencial para proporcionar o compartilhamento de informações. Essa colaboração contribui para um pleito efetivo, bem elaborado", finalizou.
Estiveram presentes o Comandante da 22ª brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada João Roberto Albim Gobert, o assessor institucional do TRE-AP, Diogo Castro, assessor de Planejamento e de Gestão Estratégica do Tribunal, Claudio Xavier e demais membros das forças armadas.