Presidente do TRE Amapá e membros do Pleno participam do encerramento do projeto Rondon em Serra do Navio
Solenidade finalizou com palestra abordando Desinformação e Fake News
O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa, que consiste na participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, ampliando o bem-estar da população.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, participou do encerramento do projeto no município de Serra do Navio, distante aproximadamente 200 km de Macapá. O município recebeu cerca de 20 alunos de duas universidades paranaenses, que durante duas semanas ofereceram para a população mais de 60 oficinas em diversas áreas como, saúde, produção e aproveitamento de alimentos, reciclagem, além de serviços na área de tecnologia da informação. O presidente destacou a importância da troca de experiências dos acadêmicos com a comunidade e o valor da socialização de conhecimentos proporcionada pelo projeto.
“Este nosso Brasil precisa de vocês. Vocês são o futuro. Vocês vieram do outro lado do país para conhecer um Brasil que o restante não conhece”, disse o desembargador.
Como parte da programação do evento, o TRE Amapá promoveu a palestra sobre Desinformação e Fake News, ministrada pelo Assessor Institucional Diogo Costa.
Projeto Rondon
A primeira edição do projeto Rondon foi em 1967, uma turma de trinta alunos e dois professores partiu do Rio de Janeiro para Rondônia para realizar atividades sociais. No município de Serra do Navio, os 20 alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Universidade Federal de São João Del Rei, completaram 200 horas de projeto, com a realização e de mais de 60 oficinas gratuitas para a população serrana. Entre os conhecimentos socializados no município se destacam a filetagem de peixes, a produção de pães, bombons aproveitando os frutos locais, além da reciclagem de óleo de cozinha, transformado em sabão. Os acadêmicos que participaram dessa edição do projeto estão restes a se formar nas áreas da medicina, engenharia e tecnologia da informação. O professor Carlos Fernandes, que participa pela 13° vez do projeto Rondon, avalia como positiva a edição na Serra do Navio e destaca o crescimento profissional e pessoal que os rondonistas levam para casa. “ Contribui para a formação pessoal dele, para o desenvolvimento social da comunidade, contribui para que ele veja o Brasil dele fora das salas de aula”, ressalta.
Vista ao cartório
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, desembargador Gilberto Pinheiro, aproveitou a viagem à Serra do Navio para visitar o posto avançado do município e o cartório da 11° Zona Eleitoral no município de Pedra Branca do Amapari.