Presidente do TRE Amapá é homenageado pelo TRE do Pará
Os Regionais atuam em conjunto na região de fronteira entre os dois estados com o Projeto Justiça em Fronteiras
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, foi um dos homenageados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará nesta quinta-feira, 1. O desembargador recebeu das mãos da presidente do TRE do Pará, Desembargadora Luiza Nadja Guimarães, a Medalha do Mérito Eleitoral. A honraria é concedida pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.
A frente do TRE-AP, o Desembargador Gilberto Pinheiro em parceria com a Justiça Eleitoral Paraense levou à região de fronteira entre os dois estados o projeto “Justiça em Fronteiras”. Serviços eleitorais, como emissão de título de eleitores, regularização e transferência eleitorais foram realizados no município de Laranjal do Jari e Monte Dourado, distrito do município paraense de Almeirim.
A ação conjunta entre os tribunais regionais que compartilham as dificuldades de acesso dos eleitores aos serviços da Justiça Eleitoral por razões geográficas, possibilitou centenas de atendimentos. Além do Justiça em Fronteiras, a ação realizada em abril de 2022, levou para a região os projetos ABC da Cidadania, um programa de alfabetização de eleitores e o Eleitor do Futuro, voltado para a conscientização dos jovens sobre a importância do voto.
“Estendo isto para todos os membros e servidores do TRE Amapá. Temos um convênio com o Tribunal do Pará, isto é inédito no Brasil. Fazemos esta parceria que diminui custos e damos apoio logístico até regiões de difícil acesso na fronteira. Na Amazônia temos que ser unidos”, ressaltou o Desembargador Gilberto Pinheiro sobre a homenagem recebida.