Justiça Eleitoral do Amapá diploma os candidatos eleitos em 2022
A Diplomação das candidatas e candidatos eleitos encerra o calendário eleitoral de 2022 no Amapá
A Sessão Solene de entrega dos diplomas ocorreu na segunda-feira, 19, no auditório do Cartório Eleitoral da 10ª Zona. Foram diplomados 54 candidatos eleitos, entre governador e vice, senador, além de seus respectivos suplentes, deputados e deputadas estaduais e federais.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro presidiu a sessão e realizou a abertura da solenidade.
A diplomação foi assistida pela Corte Eleitoral, autoridades do Legislativo, Judiciário e Executivo, representantes do Ministério Público, Forças de Segurança, além dos familiares e amigos dos diplomados.
O governador eleito, Clécio Luís, em seu pronunciamento, falou sobre os desafios de governar um estado jovem como o Amapá. "Não é uma tarefa fácil. Apesar de todos os progressos e avanços que tivemos, e são muitos, ainda somos um estado pequeno, isolado".
O ato solene foi realizado no último dia do Calendário Eleitoral, permitindo assim que todos os processos de prestação de contas dos eleitos e suplentes fossem julgados pelo Pleno do TRE-AP.
Encerrando o evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, citou trechos bíblicos em que destacou a importância da união e da cooperação de todos para o avanço e desenvolvimento do estado. "No Amapá nós precisamos de união, precisamos crescer, precisamos investir no agronegócio. Precisamos de união de todos os senhores políticos, em prol do Amapá, e também da nossa Amazônia".
A solenidade
A Diplomação é um momento organizado pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha soberana dos eleitores que compareceram às urnas. Com o diploma, as candidatas e candidatos eleitos poderão tomar posse em seus respectivos cargos no dia 1º de janeiro.
Durante a solenidade, a banda da Polícia Militar se apresentou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida da apresentação do Coral do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP).
A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo presidente do TRE-AP, Desembargador Gilberto Pinheiro; pelo vice-presidente e Corregedor Eleitoral, Desembargador João Lages; Procurador Regional Eleitoral, Pablo Luz Beltrand; os juízes membros da Corte Eleitoral Matias Pires Neto, Paulo Madeira, Mário Júnior, Ariadne Alencar e Orlando Vasconcelos; pelo presidente da ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amapá, Auriney Brito; Senador da República, Lucas Barreto; atual governador do Amapá, Waldez Góes; representando a Assembleia Legislativa, deputada Telma Gurgel; presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), em exercício, Desembargador Carlos Tork; e pela Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Franco Cei.
Com a chamada nominal das eleitas e eleitos, a diplomação foi iniciada pelo cargo de Deputado Estadual, seguindo com todos os de Deputado Federal e após, o primeiro e segundo suplentes ao cargo de Senador. Josiel Alcolumbre recebeu seu diploma das mãos do Corregedor Eleitoral, Desembargador João Lages, e Breno Barbosa recebeu seu diploma do juiz Mário Júnior.
O Presidente do TRE-AP, Desembargador Gilberto Pinheiro, entregou o diploma ao senador reeleito, Davi Alcolumbre.
Por fim, receberam os diplomas, o vice-governador eleito, Antônio Teles Júnior e o governador eleito Clécio Luís.
Fizeram uso da tribuna os candidatos mais votados, Inácio Maciel e Josenildo Abrantes, representando os cargos de Deputado Estadual e Federal, respectivamente.
Durante o ato solene, a deputada eleita, Zeneide Costa, representou as mulheres e, ao fazer uso da tribuna, ressaltou a importância da participação feminina na política.
“O maior número das candidaturas de gênero pode ser associado a maior emancipação feminina, porém o papel social da mulher e sua posição na sociedade brasileira no Amapá ainda são premiados de contradições e dificuldades”, pontuou.
Confira a lista dos candidatos eleitos diplomados:
Governador
Clécio Luiz Vilhena Vieira (governador)
Antônio Pinheiro Teles Júniro (vice-governador)
Senador
David Samuel Alcolumbre Tobelem
José Samuel Alcolumbre Tobelem (1º suplente)
Breno Barbosa Chaves Pinto (2º suplente)
Deputado Federal
Josenildo dos Santos Abrantes
Dirinaldo Barbosa Malafaia
Maria Goreth da Silva e Souza
Evandro Milhomem
José Augusto Púpio Reuis Junior
Acacio da Silva Favacho Neto
José Mauro Secco
Silvia Nobre Lopes
Vinicius de Azevedo Gurvel
Sonize Pimentel dos Santos Barbosa
Jorielson Brito Nascimento
Deputado Estadual
Carlos Antonio Oliveira Santos
Adoldo leite da Costa
Joriosvaldo de Queiroz Oeiras
Alexandre Ramos da Costa
Inácio Monteiro Maciel
Ruziely de Jesus Pontes da Silva
Aldilene Matos de Souza
Pedro Filé Lourenço da Costa Neto
Jaime da Silva Perez
Paulo Paranaguá de Lima e Silva
Diogo Venceslau Vilhena Senior
Amiraldo da Silva Favacho Junior
Max Ney Machado Andrade
Zeneide da Silva Costa
Arnóbio Flexa Nascimento
Errinelson Vieira Pimentel
José Carlos Carvalho Barbosa
Luciana Araujo Góes Gurgel
Hildegard de Azeedo Gurgel
Antonio Roberto Rodrigues Góes da Silva
Alliny Sousa da Rocha Serrão
Jorge Emanuel Amanajás Cardoso
Lorram Damasceni Barreto
Edna Auzier
Mounir George Daguer Cavalcante
Jack Houat Harb
Dayse Marques
Ronildo dos Santos Nobre
Rayfran Macedo Barroso
Carlos Alberto Lobato Lima
Francisco Paulo Nogueira De Souza
Liliane Cordeiro de Abreu
Rodolfo Sousa Folha do Vale
Telma Adriana Nery Paiva
Odilson Serra Nunes
Fabricio Bevilaqua Furlan
Victor Andre de Freitas Amoras
Daniel Theodoro Petraglia