TRE Amapá apresenta os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica
A CAVE é responsável por preparar e executar duas grandes auditorias públicas do processo eletrônico de votação
Na tarde desta sexta-feira, dia 26/08, aconteceu a reunião de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições Gerais 2022, instituída pela Portaria nº 574/2022. O corregedor do TRE-AP, Des. João Lages e a presidente da CAVE, Juíza Gelcinete da Rocha Lopes conduziram a apresentação da Comissão perante as entidades fiscalizadoras, incluindo a apresentação dos membros e a divisão dos trabalhos a serem realizados.
Trata-se da Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas Sob Condições Normais de Uso, conhecida como Votação Paralela; e a Verificação de Autenticidade e Integridade dos Sistemas. Esses procedimentos ocorrem na véspera e no dia da eleição e são realizados sempre, desde o emprego da Urna Eletrônica.
Nesta eleição de 2022, serão escolhidas e sorteadas, publicamente, 20 urnas eletrônicas para a auditoria de funcionamento em condições normais de uso, e mais 3, para a verificação de autenticidade dos sistemas.
Compõe a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para as Eleições de 2022: Como presidente, a juíza GELCINETE DA ROCHA LOPES e demais membros, a Procuradora Regional Eleitoral - THEREZA LUÍZA FONTENELLI COSTA MAIA - representante do Ministério Público Eleitoral; MARA RUTH VENTURA BAPTISTA SHARIF - representante da Secretaria Judiciária; PALOMA ROBERTA BRAGA BARROS MONTEIRO - representante da Assessoria Técnico-Jurídica da Presidência; CLAMY HORÁCIO OLIVEIRA BANDEIRA BARBOSA - representante da Secretaria Judiciária; FRANCISCO ROBERTO CAVALCANTE DANTAS - representante da Secretaria de Gestão de Pessoas; ALEXANDRE MATOS DE ARAÚJO - representante da Secretaria de Tecnologia da Informação; DIOLENO CARDOSO DE SOUSA - representante da Secretaria Judiciária; ROSÂNGELA COELHO RÉGIS - representante da Corregedoria Regional Eleitoral; ANA CRISTINA FERREIRA DA PAZ - representante da Secretaria de Administração e Orçamento; e ANA BELA BARBOSA DE OLIVEIRA - representante da Ouvidoria Judicial Eleitoral.