Durante visita institucional, Associação dos Defensores do Amapá reitera compromisso com a Justiça Eleitoral no pleito de 2022
Em reunião com o presidente do TRE-AP, associação garante a atuação na Observação Eleitoral (MOE) Nacional nas Eleições Gerais de 2022
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Gilberto Pinheiro, recebeu o presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Amapá (ADEPAP), Ricardo Carvalho, e o assessor jurídico da instituição, Eduardo Vaz, para alinhar a atuação dos defensores nas Eleições Gerais de 2022. Durante a visita institucional, realizada nesta terça-feira, 22, a defensoria se dispõe a estar junto à Justiça Eleitoral, atuando na Missão de Observação Eleitoral (MOE) Nacional nas Eleições Gerais de 2022, uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a visita foi reforçado o compromisso da associação regional à missão de observação. Presidente do TRE Amapá destaca a forte e importante atuação da entidade em cumprir o papel constitucional de contribuir com a garantia dos direitos fundamentais de cidadãs e cidadãos, como o direito ao voto.
Representando a instituição, Ricardo Carvalho falou sobre o trabalho que as associações farão por todos os estados e Distrito Federal, verificando o andamento das eleições diante dos ataques e questionamentos acerca da lisura e inviolabilidade do sistema eleitoral.
“Foi feito uma vinculação entre a Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep), junto ao TSE para que fosse realizado um trabalho de observação no dia das eleições. Esse trabalho tem a finalidade específica de verificar o andamento do pleito no dia das eleições”, reforça Ricardo Carvalho.