Jovem autista tira o título de eleitor com incentivo da família

Pessoas com TEA e toma a comunidade amapaense devem fazer o seu alistamento eleitoral, transferência ou revisão até o dia 4 de maio

Pessoas com TEA e toma a comunidade amapaense devem fazer o seu alistamento eleitoral, transferê...

Abril é o mês de Conscientização do Autismo e a família do João Pedro, de 18 anos, incentivou o jovem que é autista a tirar o título de leitor para votar nas eleições do dia 2 de outubro.

Os pais do João, dois servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAp), juiz Marcus Vinícius Quintas e a oficial de Justiça Artilamar Quintas, contam que sempre fizeram questão de falar sobre a importância do voto. Agora, na maioridade, acompanharam o filho até a Casa da Cidadania para tirar o documento que garante o exercício desse direito.

João vai as urnas este ano pela primeira vez como eleitor autista, consciente do valor de suas escolhas para o futuro do país.  A família está orgulhosa da conquista do filho e incentiva outras pessoas com autismo a buscarem o alistamento eleitoral para exercer seu direito constitucional ao voto.

Por questões de representatividade, é muito importante que mais pessoas com TEA ocupem cargos políticos e, pensando em participação, é necessário que elas exerçam seu direito ao voto, obrigatório a partir dos 18 anos. Quanto mais pessoas com autismo forem incluídas em todos os espaços – principalmente na política –, mais o direito de todos será ouvido.

Pessoas com TEA e toma a comunidade amapaense devem fazer o seu alistamento eleitoral, transferência ou revisão até o dia 4 de maio. Esse serviço pode ser acessado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do link: <https://bit.ly/373mMnk>, ou indo presencialmente nos Cartórios Eleitorais, que abrirão no sábado (30) e domingo (1/05) para atender eleitores com dificuldade de acesso à internet.

Os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão estarão disponíveis no horário das 9h às 13h. Nos últimos dias do prazo – 2, 3 e 4 de maio, o funcionamento se estende das 8h às 18h, sem intervalo. Porém, a partir das 16h serão distribuídas senhas para garantir o atendimento.

Macapá, AP, 29 de abril de 2022

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook: TRE Amapá

Instagram: @tre_amapa

Twitter: @treamapa

Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá

Portal: www.tre-ap.jus.br

E-mail: ascom@tre-ap.jus.br

Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502

Centro, Macapá - AP, 68900-020

 

ícone mapa
Avenida Mendonça Junior, 1502
Centro, Macapá/AP - 68900-914,
Tribunal Regional Eleitoral do AmapáTelefone: (96) 3198-7525
Judiciário: (96) 3198-7589
Administrativo: (96) 3198-7520
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento dos cartórios eleitorais:
segunda a sexta, das 8h às 14h
Horário de funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário:
segunda a sexta, das 12h às 19h

Acesso rápido