Influenciadores digitais participam do primeiro encontro com a Justiça Eleitoral no Amapá
Evento promoveu palestra sobre o cadastro eleitoral, desinformação e fake news e segurança da urna eletrônica, finalizando com a votação simulada.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), em consonância com a estratégia nacional de comunicação para as eleições 2022 que, entre outros objetivos, visa estreitar o relacionamento com o eleitor, promove o primeiro encontro de Influenciadores Digitais com a Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (25). Participaram do encontro influenciadores e diferentes áreas de atuação, como moda, gastronomia, decoração, maternidade e saúde.
Levando em consideração as constantes mudanças tecnológicas em especial as mídias sociais, pela primeira vez o Tribunal busca a parceria com esses comunicadores para multiplicar informações oficiais da Justiça Eleitoral.
Durante o encontro, os influenciadores foram capacitados sobre como identificar e denunciar casos de desinformação eleitoral, as chamadas fake news, puderam tirar dúvidas sobre como funciona o processo de preparação das urnas eletrônicas e a inviolabilidade do equipamento.
O presidente do TRE-AP, desembargador Gilberto Pinheiro, e o vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral, desembargador João Lages, participaram do evento, além dos juízes eleitorais Augusto Leite, Rivaldo Valente e Orlando Vasconcelos. Presidente e Corregedor pontuaram a importância das redes e do papel social que os influenciadores possuem na transmissão de informações corretas para os eleitores.
Uma eleição simulada fechou o evento demonstrando o funcionamento da urna. Na ocasião, os influenciadores puderam votar respondendo a pergunta: qual ponto turístico é a cara do Amapá? Dos três pontos escolhidos – a Fortaleza de São José de Macapá, o Rio Amazonas e o Monumento Marco Zero do Equador – o Rio Amazonas saiu vencedor.