Bora votar? Jovens são chamados ao alistamento eleitoral
Campanha “Jovem Eleitor” é lançada para conscientizar juventude sobre a importância da sua participação no processo eleitoral.
No mês de setembro foi dada a largada para a campanha ‘Bora Votar?’, que visa conscientizar a juventude ao alistamento eleitoral e participação nas decisões democráticas do país. A campanha, que encerra em dezembro de 2021, é destinada aos jovens de 16 a 17 anos, chamados a serem novos eleitores e atuar ativamente no processo eleitoral.
A participação dos jovens que se encontram nessa faixa etária é facultativa, assim, não há a obrigatoriedade perante à Constituição ao voto. Com linguagem voltada a cativar a juventude, a campanha destaca a importância desse jovem estar informado sobre as discussões políticas do seu país e seguindo o primeiro passo para isso, o alistamento eleitoral.
Como o jovem pode tirar o seu título de eleitor?
O Analista Judiciário do TRE Amapá, Heverton Fernandes, explica que o processo de retirada do documento é simples. O primeiro passo acessar o site do TRE Amapá (www.tre-ap.jus.br), clicar na aba ‘eleitor e eleições’ e posteriormente em ‘atendimento online’. Após isso há o segundo passo, que consiste na separação da documentação solicitada. Em seguida é o momento de preencher o formulário de requerimento de alistamento eleitoral. Após passar por esse processo, o jovem deve aguardar um prazo de aproximadamente 10 dias, para receber a notificação de que sua solicitação foi deferida.
O próximo passo é baixar o app gratuito da Justiça Eleitoral, o E-Título, e efetuar o cadastro na plataforma. Após isso, o novo eleitor já está apto a exercer o seu direito de votar.
Justiça Eleitoral tem site voltado ao jovem eleitor
O Tribunal Superior Eleitoral possui um portal totalmente destinado ao atendimento do jovem eleitor (https://www.justicaeleitoral.jus.br/jovem-eleitor/#conteudo-jovem-eleitor). Com interface jovial e inovadora, o site responde as principais dúvidas desse público, sobre a importância do título de eleitor, como fazer, prazo para aquisição, veracidade das informações e problemas que podem ocorrer caso a pessoa não faça o seu alistamento eleitoral.