ABC da Cidadania: TRE-AP e prefeituras de Macapá e Santana assinam acordos de cooperação técnica para a instalação do projeto nos municípios
As parcerias visam a inclusão social dos eleitores não alfabetizados em todo o Estado do Amapá.
Na tarde desta terça-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e as Prefeituras de Macapá e Santana firmaram acordos de Cooperação Técnica para a implementação do Projeto ABC da Cidadania nos municípios. O intuito é diminuir o quantitativo de eleitores analfabetos em todo estado, considerando que Macapá e Santana possuem os maiores índices dentre os 16 municípios.
O acordo N° 011/2021 foi assinado pelo Presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, e prefeitura de Santana, representada pelo Secretário Municipal de Educação, Amarilson Guilherme Do Amaral. Santana possui um número de 3.449 pessoas sem alfabetização.
O acordo N° 012/2021 também foi assinado pelo Desembargador Gilberto Pinheiro e pelo Subsecretário de Gestão Educacional de Macapá, Ebrely Nunes de Andrade, representante do Secretário Municipal de Educação, Edielson de Souza Silva. Macapá possui a maior taxa de analfabetismo, com 6.631 eleitores analfabetos.
O ABC da Cidadania está sendo contextualizado com a conscientização eleitoral, dando cumprimento à Agenda 2030 da ONU e a meta específica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na ocasião, ainda estavam presentes o Diretor Geral do TRE-AP, Francisco Valentim Maia e a Presidente da Câmara Municipal de Santana, Vereadora Elma Garcia.