TRE do Amapá capacita técnicos para atuar na transmissão de resultados em áreas de difícil acesso
Técnicos que receberam treinamento ficarão nos locais previamente mapeados pela equipe de tecnologia da Justiça Eleitoral.
A equipe de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, realizou durante uma semana, treinamento específico aos técnicos que vão trabalhar como operadores de transmissão de dados nas regiões mais remotas do estado do Amapá, como as áreas ribeirinhas e aldeias indígenas, que não contam com os serviços de internet ou telefonia.
Conforme Jimmy Almendra Macedo, da Coordenadoria de Infraestrutura-CINF, os técnicos vão transmitir os dados das urnas eletrônicas à Justiça Eleitoral, por meio de Bgans, que são equipamentos disponibilizados do TSE, e que permitem este tipo de ação, via satélite, nas regiões de difícil acesso, em tempo real.
Treinamento
O coordenador destaca a importância da capacitação desses técnicos, sobretudo pelas peculiaridades da região onde vão trabalhar. Para isso, a parte prática foi realizada em local e horário semelhante ao dia da operação. “Utilizamos a área do estádio Glicério Marques. Um campo aberto, com sol quente e no horário das 17h, tão como no dia da transmissão dos dados”, explica o coordenador.
A capacitação foi monitorada por técnicos da Secretária de Tecnologia da Informação do TRE-AP e prestadores de serviços contratados.
Tecnologia
Os Bgans são pequenos equipamentos de comunicação - via satélite - que conectados à um notebook, carregado apenas com os sistemas eleitorais, permitem a transmissão simultânea dos dados e voz.
A transmissão é feita diretamente ao TSE, que por sua vez identifica o estado de onde está gerado, e em seguida transfere o boletim de urna para o Regional de origem.
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
32101-1504