Nossos Aplausos
Homenagem à servidora Ana Cristina Ferreira da Paz
Capricorniana, nascida em Belém do Pará, filha da paraense das terras tupinambás e sangue espanhol, Olinda Ferreira, e do grande comerciante e potiguar Sr. Cícero Nunes da Paz. Ana Cristina Ferreira da Paz é de uma família de cinco Anas, cujo sobrenome da Paz foi utilizado para todas as descendentes: Lúcia, Dulce, Cristina, Célia e Cláudia, sobrinhas Rafaela, Lorena, Catarina, Marcela, Victória e Valentina, e mais, Graziela, Carolina, Gabriela, Márcia, Maria.
Cursou Direito e História na Universidade Federal do Pará e adotou o Amapá como sua segunda terra desde 1992. Trabalhou na advocacia pública e privada, na assessoria jurídica e no magistério superior. Foi aprovada nos concursos de delegado de polícia civil, procurador autárquico, analista da Assembleia Legislativa do Estado e, ainda, nos cursos universitários de Licenciatura e também de Arquitetura e Urbanismo da UNIFAP, este prestes a concluir em 2018.
Ana Cristina é analista judiciária do primeiro concurso público do TRE/AP, e já assumiu diversos cargos na Justiça Eleitoral, de chefe de cartório à secretária judiciária, passando por coordenadorias e seções. Especializou-se no Direito Eleitoral com mestrado e doutorado enfatizando as eleições brasileiras e o programa “Eleitor do Futuro”. Atualmente acumula, orgulhosamente, o cargo eletivo de Presidente da Associação de Servidores da Justiça Eleitoral no Amapá, “A querida ASTREAP! ”.
Mulher determinada, persistente, eterna pesquisadora de tudo e expert do mercado financeiro, viu no Direito um campo rico para fincar seu pilar profissional, ainda que a Linguística e a Arquitetura sempre tivessem um lugar especial em seus anseios.
Mara Ruth Baptista Sharif, Analista Judiciária, relata como foi trabalhar com a Ana Cristina tanto no TRE- PA, quanto no TRE-AP. “É uma pessoa que nunca altera o tom de voz, o que as vezes pode ser confundido com passividade ou até fragilidade, mas quem a conhece, descobre a força e a persistência dessa profissional. Sempre buscando agir com justiça diante dos obstáculos, ela sabe superá-los sem medo e trabalha coesa com a sua equipe”.
Hoje está lotada na Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá, “o lugar mais multifacetado da Justiça Eleitoral” como gosta de registrar. Tem como grandes parceiros de trabalho a decana Rosângela Regis, Temístocles, Aldeci, Militão, Flávia Araújo e as estagiárias Caroline e Thayse, com o reforço dos colegas vindos do TJAP, Márcio, Genner, Adilson e Nazaré Coelho, no biênio da Desembargadora Sueli Pini.
Apaixonada pela vida, com dedicação à família e amigos, Ana Cristina acredita que todo ser humano tem um tesouro guardado dentro de si. “Às vezes uma oportunidade é o bastante para materializar essa riqueza em ações que beneficiam a todos nós”.
Poliglota e amante de aventuras, tem um prazer contagiante em viagens e saudável curiosidade pela cultura de cada lugar. “Acredito no grande aprendizado universal, acredito na vida”.
De um currículo admirável e uma simplicidade ímpar, vê nas filhas Catarina e Valentina a razão para nunca parar, “Ah, elas são o grande propósito de toda minha vida, aprimorado diariamente no amor incondicional e transcendental da maternidade! ”.
Nos momentos livres, aprecia cinema, livros, revistas especializadas, sites de culturas diversas, música flashback e, claro, dicas atualizadíssimas de viagens, ajudando quem quiser a encontrar bons roteiros a preços bem acessíveis. Preza pelas amizades, estando sempre pronta a ajudar os que estão próximos a ela. “Ana Cristina é daquelas pessoas que elogia em público e adverte em particular. Sabe delegar competências e tem sede de conhecimentos. Está sempre se aperfeiçoando. É mulher aguerrida, filha, mãe, irmã, amiga e companheira exemplar”, disse a servidora Ana do Socorro Lobo.
Forte e sábia, ela nos mostra que o caminho mais curto para se alcançar a eficiência é sempre persistir e nunca desistir de acreditar nos sonhos e desejos. O TRE/AP reconhece e valoriza os seus esforços à frente das tarefas que lhes são atribuídas, realizando com profissionalismo, dedicação e celeridade as atribuições que o trabalho exige. Ana Cristina é merecedora de entusiasmados e demorado APLAUSOS NOSSOS!!