Presidente do TRE-AP participa do XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados, em Alagoas
O evento reuniu centenas de juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais Superiores.

“A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”. Este foi o tema central do XIII Congresso Brasileiro de Magistrados, realizado entre os dias 24 e 26/05, na cidade de Maceió, capital de Alagoas.
O evento reuniu centenas de juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais Superiores, e contou com uma programação com nomes de grandes juristas do cenário nacional, como a ministra Cármen Lúcia e o ministro Dias Toffoli.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Manoel Brito, e a diretora-geral, Ana Bela Barbosa, participaram do evento, que objetivou discutir questões polêmicas que interferem na atuação da magistratura, e buscar alternativas de soluções.
O desembargador Manoel Brito, destacou a importância do encontro, por debater assuntos e propostas que objetivam o aperfeiçoamento do Poder Judiciário. “Este encontro é uma grande oportunidade para discutirmos vários temas da atualidade, e com a contribuição de todos, buscar o aprimoramento de nossas ações”, completou.
Tema
Segundo o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme de Oliveira, o tema tratado no congresso se deve ao grande número de processos pendentes no país. "No Brasil, temos cerca de 120 milhões de processos registrados. Isso é muito em comparação ao número de habitantes. Somos cerca 200 milhões. Contudo, isso não significa que metade deles tem processo e, sim, que a justiça não está dando conta dos casos", afirmou durante entrevista coletiva.
O evento
O Congresso Brasileiro de Magistrados é o mais tradicional evento da magistratura brasileira. De âmbito nacional, ocorre a cada três anos e se reveste de fundamental importância, com os mais significativos nomes do Direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil.
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
98414-2659 2101-1504