A Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-AP realizou correições nas zonas eleitorais do estado do Amapá
O procedimento de correições iniciou no dia 12 de novembro.
A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE/AP) do TRE-AP finalizou as correições ordinárias em três zonas eleitorais remanescentes, durante os meses de novembro e dezembro. O objetivo das visitas foi avaliar o fluxo de atividades dos cartórios, a regularidade dos serviços e a celeridade da tramitação processual.
A equipe foi presidida pela Vice-Presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargadora Sueli Pini, acompanhada da Coordenadora da CRE/AP, Nazaré Coelho e dos servidores Ana Cristina Ferreira, Alexandre César, Genner Moreira e José Adilson dos Santos Pantoja.
O procedimento de correições iniciou no dia 12 de novembro, na 1ª Zona Eleitoral no Município de Amapá e nos postos avançados de Calçoene e Pracuúba. Após, foi a vez da 11ª zona eleitoral no Município de Pedra Branca do Amapari da qual faz parte o Posto Avançado de Serra do Navio.
De acordo com o cronograma de atividades, publicado em portaria expedida da Corregedoria, a última zona eleitoral que passou pelos procedimentos de correição, na semana passada, no período de 03 a 07/12, foi a 4ª zona eleitoral no Município de Oiapoque.
No momento das correições são feitas orientações pelos servidores da CRE/AP e se observa se a missão atribuída aos gestores e servidores de cada unidade está sendo cumprida de forma correta, analisando os princípios da administração pública, legalidade, impessoalidade, moralidade, eficiência dentre outros.
Conforme a análise da equipe de correição, a qualidade dos trabalhos tem gerado bons frutos através do incentivo de uma concorrência saudável entre os cartórios eleitorais, fazendo com que não haja atraso nos processos e que as ZE’s avancem no ranking em busca de melhores colocações, visando a regularidade e a celeridade, a fim de fornecer os melhores serviços à sociedade.
Correição
É um controle anual e obrigatório exercido pela CRE nos cartórios eleitorais com o objetivo, dentre outros, de averiguar a execução ou omissão das competências e atribuições inerentes aos gestores desses órgãos, identificando possíveis falhas nas atividades cartorárias, mostrando a maneira correta de corrigí-las e evitar que se repitam, sempre orientando e evitando medidas punitivas.
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Corregedoria Eleitoral
Assessoria de Comunicação
32101-1506