TRE-AP e órgãos de defesa reúnem para tratar da manutenção da ordem na Eleição de Santana

Nesta quinta-feira (29), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Carlos Tork, reuniu na sala de reunião da presidência do TRE, com os juízes da 6ª Zona Eleitoral de Santana e representantes da Procuradoria Eleitoral do município, Policia Militar e Polícia Federal. O objetivo da reunião foi intensificar medidas de combate a possíveis crimes Eleitorais no segundo maior colégio eleitorado do Amapá.
Devido aos recentes incidentes ocorridos em um debate Eleitoral no município de Santana, as autoridades envolvidas no pleito, reuniram-se para acertas procedimentos para que a Eleição ocorra de forma tranquila e sem prejuízos.
O Juiz da 6ª Zona Eleitoral de Santana, Normandes Antônio de Sousa, acompanhado da Juíza auxiliar da Justiça Eleitoral no município, Lívia Simone Cardoso, relataram suas preocupações para manter a ordem e a integridade dos eleitores durante o pleito.
O Promotor do Ministério Público Eleitoral de Santana (MPE), Adilson Garcia, falou das atividades que o MPE vem desenvolvendo e como irão proceder no dia 2 de outubro.
Também participaram do encontro o Delegado da Polícia Federal, Victor Arruda; o comandante geral da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM-AP), coronel Carlos Souza; Comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Aldinei Almeida; o presidente da Comissão de Segurança do TRE-AP, Dr. Adeílson Batista
Santana é o segundo maior colégio eleitoral do Amapá. O município possui 73.096 cidadãos que votarão no pleito deste ano. Para o presidente do TRE, Desembargador Carlos Tork, é importante que daqui pra frente se tenha como prioridade a segurança dos eleitores de Santana e que o pleito aconteça da melhor forma.
Números da segurança nas Eleições 2016 no Amapá
Nas Eleições 2016, um total de 1.215 policiais militares, 61 agentes da Polícia Federal e 60 policiais rodoviários federais estão envolvidos no pleito, distribuídos por todo o estado.
Em Macapá e Laranjal do Jari, serão usadas as guardas municipais das duas cidades, sendo 80 na capital e 24 no município do Sul do Amapá. Será a primeira vez que a força tarefa dos municípios é usada em um processo eleitoral.
Além deles, 50 militares do Exército Brasileiro darão apoio logístico para Vila Brasil, aldeias Kumene e Kumaruma, auxiliarão na fiscalização rodoviária com a PRF, na cidade de Oiapoque.
Todos os policiais e guardas receberam orientações quanto á legislação eleitoral, instruções e informações necessárias para que a segurança das urnas e locais de votação seja garantida no dia da eleição. Assim como proceder no dia da votação.
Serviço:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Daniel Alves
Fones: 2101-1504/84059044/91474038